quinta-feira, 7 de março de 2013

Vou acrescentar aveia na dieta, qual usar?

Boa noite!!

Um grande amigo e paciente me enviou um e-mail final de semana passado que me fez refletir e escrever aqui no blog. Ele me disse que foi ao supermercado e comprou farelo de aveia, farinha de aveia e aveia em flocos e que no rótulo constava a mesma quantidade de fibras.

Se isso fosse possível, porque o motivo de vender 3 tipos de produto? Claro que não é a mesma quantidade de fibras.

A aveia é tão rica em nutrientes que passou a ser considerada um alimento funcional. Não à toa. É famosa por seu poder anti colesterol, mas também é ótima para os hipertensos. A betaglucana, uma das suas fibras, além de dissolver a gordura maléfica, melhora a circulação sanguínea e, assim, ajuda quem vive com a pressão nas alturas. Tem mais: ela fortalece nossas defesas contra bactérias e nos protege de tumores. Mas não é por isso que dá pra se esbaldar com essa delícia. A aveia, por incrível que pareça, é bastante calórica.

A diferença entre os 3 tipo é que na aveia em flocos, o grão é prensado integralmente — um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes. A aveia em farelo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas, ideal para ser usado em massa de pães, bolos e companhia. E a farinha de aveia é obtida da parte mais interna do grão e, assim, perde na carga de fibras. Usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo até uma alternativa à farinha de trigo.
A indicação diária seria duas colheres de sopa, aproximadamente 30g de Aveia.

Fique atento aos rótulos dos alimentos, se estiver em dúvidas, pergunte ao seu nutricionista, ele saberá lhe responder se é ou não verdade o que está descrito no produto.

Vinicius Bearari Ribeiro
CRN:27450


Nenhum comentário:

Postar um comentário