terça-feira, 26 de março de 2013

Hipertensão e Treinamento Resistido

Boa tarde!!

Hoje não venho escrever sobre alimentação e sim sobre treinamento resistido (musculação) em pacientes hipertensos e para isso conto com apoio do meu parceiro e personal Ítalo Emílio que trabalha na Clínica Corpore em Araçatuba onde eu atuo como nutricionista.
Além de um grande amigo ele é um excelente profissional, confio muito no trabalho dele e indico com toda certeza.
Semana passada recebi em meu consultório um paciente, mulher de 41 anos com obesidade, hipotireoidismo e hipertensão que veio encaminhada por um médico amigo meu Dr. João (endocrinologista) com esse diagnóstico e com percentual de gordura acima de 34%.
Indicada por ele, veio até mim para que eu montasse uma alimentação saudável e foi indicada uma atividade física. Quando ela me falou isso já pensei no Ítalo, porque os médicos têm medo da musculação para hipertensos, mas não sabem o quanto é importante para o paciente aliar musculação com dieta.
Galera, qual a diferença do hipertenso para nós com relação ao treino de musculação? Claro que temos que ficar atentos a pressão arterial pré-treino, na metade do treino aferir novamente e após mais uma vez, mas estando controlada com uma dieta balanceada e medicamentos, por que não praticar a musculação?
Conversando com meu o Ítalo (personal trainner) ele me confirmou o que eu já imaginava, que era possível montar um plano de treinos para minha paciente.
Ele dividiu o treino semanal em 3 etapas com aeróbios, alongamentos dinâmicos e musculação.
Ficou assim:

Aquecimento:
Alongamentos Dinâmicos
Esteira 200m a 5km/hr + 800m a 6km/hr
Bike 2km nível 3 a 80 - 90rpm
Elíptico 5minutos nível 3

Realizar 3 séries: 
Abdominal reto com as mãos sobre o joelho 15 repetições
Elevação de Quadril no Colchonete 20 segundos estabilização
Prancha Frontal 20 segundos estabilização

Realizar 3 séries:
Agachamento sentar e levantar do banco 15 a 20 repetições
Chest Press (máquina de supino) 5 a 10kg 15 a 20 repetições
Puxador Frente aberto 10 a 15kg 15 a 20 repetições
Abdominal Máquina 25kg 12 a 15 repetições

Realizar 3 séries:
Leg Press 15kg 15 a 20 repetições
Flexão de Braço com joelhos no chão (apoio) 10 a 15 repetições
Remada Fechada 15kg 15 a 20 repetições
Abdominal com elevação alternada de pernas 15 repetições

Então pessoal, treino de musculação sim é válido para qualquer patologia, basta treinar com pessoas que tenham um conhecimento vasto sobre o assunto e sempre acompanhado pelo seu médico e uma dieta balanceada feita por um nutricionista, de preferência esportivo quando se trata de atividade física.

Vinicius Bearari Ribeiro
CRN: 27450

Ítalo Emílio
CREF: 080370-G/SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário